Benefícios da água para a mente

Você já deve saber que Caxambu é a cidade das águas, isso porquê ela é conhecida como um dos maiores complexos hidrominerais do mundo e praticamente todo seu turismo gira em torno do Parque das Águas.

Caso você não saiba, o Parque das Águas é um local que possui 12 fontes naturais de água mineral com propriedades medicinais, o que torna a cidade um das principais do Circuito das Águas.

E para homenagear essa cidade maravilhosa que é Caxambu, o artigo de hoje abordará sobre os benefícios da água para a mente humana. Afinal, beber água possui muitos benefícios para todo o corpo, inclusive para a mente.

E esse é um dos principais motivos que todos nós devemos preservar a água do planeta. Afinal, sem água, sem vida! 😉

Água e mente

Diversas pesquisas já demonstraram que existe uma relação entre a desidratação e a falta de concentração ou perda de memória. Dessa forma, a água não traz apenas benefícios para o funcionamento do corpo, mas também para o correto desenvolvimento da mente.

Muitos pesquisadores acreditam que um corpo hidratado é muito mais eficaz do que um pilula da inteligencia, por exemplo. Isso porquê a água ajuda a potencializar as capacidades cerebrais como a concentração e o nível da inteligência.

Água e menteA falta de água na mente pode trazer muitos problemas como o aumento do risco de desenvolvimento de Alzheimer que é quando o indivíduo tem perdas de memória e confusão mental.

Além disso, a falta de água afeta imediatamente a coordenação motora, a atenção e a memória a curto prazo.

Outras pesquisas demonstram que a falta de água também é um fator para o aumento dos níveis de estresse do corpo. O motivo é porquê devido a perda do líquido no organismo acaba tendo como consequência uma maior produção de hormônios “do estresse”.

Por isso, se você busca diminuir o estresse e até mesmo ficar longe da depressão, você precisa manter sua mente hidratada.

Muitos especialistas recomendam-se 2 litros de água por dia, porém isso vai de pessoa a pessoa. Mas como base, o ideal é tomar no mínimo 2 litros por dia para uma pessoa sedentária e 3 litros para uma pessoa que já pratica alguma atividade física.

Uma dica bacana é analisas a cor da urina, se é escura ou amarelada pode ser que é por causa da falta de água, agora se for branca (quase transparente) é sinal que o corpo está hidratado.

Ao contrário do que dizem, não devemos esperar para sentir sede para beber água, já que nesse momento nos encontramos em um grau inicial de desidratação. E se isso acontece frequentemente, o cérebro começa a sofrer alguns sintomas como boca seca, dor de cabeça ou dificuldade para se expressar.

Nesse artigo aqui, falamos sobre a importância de preservar a água. Já nesse artigo, falamos sobre o mineral zinco que é essencial para a saúde humana, e beber água ajuda na metabolização desse importante mineral.