Benefícios do zinco para saúde

ZincoO zinco é um mineral pouco conhecido pelas pessoas, inclusive as de Caxambu.

Ele é considerado por nutricionistas e médicos como um remédio natural e eficaz, os seus benefícios vão desde o combate ao resfriado a prevenção do câncer.

O zinco ajuda regula inúmeras funções corporais, de modo que a sua falta provoca uma série de problemas que, em geral, são atribuídos a outras causas.

O zinco regula, por exemplo, o funcionamento de mais de trezentas enzimas importantes no corpo humano.

Caso você sabe, as enzimas são substâncias que facilitam ou até mesmo possibilitam inúmeras reações químicas no corpo humano, concentradas sobretudo na digestão e no metabolismo.

Aumenta a imunidade

Ter níveis adequado de zinco ajuda melhorar o sistema imunológico. Isso porquê o zinco estimula o aumento de linfócitos T fazendo melhorar cada vez mais seu sistema imunológico.

Com a melhora do sistema imunológico, seu corpo fica mais imune contra gripes e resfriados, além de doenças.

Aumenta a libido

Um dos ótimos benefícios do zinco é aumentar seu apetite sexual.

Nos homens, por exemplo, o zinco desempenha um papel importante que é aumentar a produção natural de testosterona no corpo.

Baixos níveis de testosterona, conduzem a uma diminuição da libido e da fertilidade. A fertilidade ainda é influenciada pelo zinco na medida em que esse mineral favorece a mobilidade dos espermatozoides, cuja deficiência é maior causa da infertilidade masculina.

Com o aumento da produção de testosterona através do consumo do zinco seu desempenho sexual melhorará, fazendo suas ereções ficar mais fortes. Para quem busca uma alternativa de como aumentar o pênis, o zinco é excelente, pois ajuda deixar o pênis mais ereto possível.

Saúde feminina

Não é só para os homens que o zinco é importante.

O zinco é importante para as mulheres porquê a produção dos óvulos requer a presença de zinco, de modo que esse mineral assegura a fertilidade feminina.

Os principais hormônios do corpo feminino (estrogênio e progesterona) também tem seu funcionamento beneficiado pela presença do zinco, de modo que a falta desse mineral prejudica a saúde feminina, podendo facilitar a ocorrência de câncer de mama.

Aumento da massa magra

Para quem busca emagrecer, perder barriga e ganhar massa muscular o consumo de zinco é obrigatório.

O zinco emagrece porquê faz o metabolismo trabalhar mais acelerado, favorecendo a queima de calorias. Além disso, o zinco ajuda diminuir a vontade de alimentos não saudáveis como doces, massas, fast foods, etc.

O zinco ajuda no aumento da massa magra porquê contribui para o aumento da testosterona que também é importante para a hipertrofia.

O zinco também protege os músculos dos radicais livres após o treino, favorecendo uma recuperação mais rápida e completa dos músculos.

Quais fontes de zinco consumir?

As principais fontes de zinco são dos alimentos.

Ostras, lagostas, ovos, leite, queijo, amendoins, amêndoas e chocolate amargo são ótimas fontes de zinco.

É possível consumir zinco através da suplementação. Mas é importante destacar que a suplementação é somente para pessoas que possuem dificuldade em consumir a quantidade necessária diário. Assim, como os vegetarianos e veganos, que têm acesso a fontes limitadas de zinco, de modo que a suplementação pode ser necessária caso suas dietas não sejam bem planejadas.

As quantidades diárias necessárias de zinco variam conforme a idade e o sexo. No geral, mulheres devem consumir 12mg por dia e homens de 15mg.

É importante destacar que o consumo de água ajuda a metabolizar melhor o zinco no corpo.